sábado, 7 de abril de 2012

Alho Porro


 O alho porro tem um baixo contributo calórico mas um elevado conteúdo mineral e vitamínico. É uma boa fonte de potássio, e apresenta quantidades   significativas de cálcio e fósforo. Quanto ao seu conteúdo vitamínico, os alhos-porros são ricos em vitaminas do grupo B, como os folatos e vitamina C. Apresentam quantidades discretas de vitamina B6 e E, ambas com efeito antioxidante. Pode ser semeada durante o clima Frio Março a setembro – Clima quente: Fevereiro a Setembro.


O Alho-porro é uma planta anual. O caule é um disco de onde saem para cima as folhas, parecido com o da cebola, sendo este maciço.

As folhas são planas e estão divididas em duas partes: a base é de cor branca, sendo esta a que engrossa formando o bolbo e a parte superior é plana e alongada de cor verde escura.

É muito exigente em termos de luz , adapta-se a temperaturas entre os 5ºC e 35ºC, sendo de 15ºC a 35ºC uma temperatura óptima.

Quanto ao solo é Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de mais ervas.


Orientações para plantação

- Distância entre plantas 15 cm.

- Distância entre linhas ou sulcos 50 cm.

- Indicada para cultivar em vaso com uma largura mínima de 12 cm, comprimento 12 cm e altura 12 cm.

Devido à sua elevada massa foliar, deve estar num bom estado de humidade. A rega deverá ser frequente mas em pequenas quantidades.

Se for cultivada em vaso ou jardineira é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência sobretudo no Verão.

A colheita deverá ser feita a partir dos 80 dias a contar da sua plantação. O alho-porro concerva-se na terra durante bastante tempo em perfeito estado. Colha manualmente com cuidado para não quebrar o alho-porro.

Sem comentários:

Enviar um comentário