sexta-feira, 20 de abril de 2012

Beterraba




A Beterraba possui um sabor levemente adocicado e textura suave, é preciada cozida ou crua em saladas, mas também pode ser usada como ingrediente em purês, musses, sopas, tortas, vitaminas e sucos. Além de saborosa, a hortaliça conta com vários benefícios à saúde: é diurética, combate a anemia, descongestiona as vias urinárias e tem efeito antiinflamatório.

Embora a raiz de cor vermelha-escura seja o principal produto comercializado, - é de grande valor na produção de açúcar -, as folhas correspondem à parte mais nutritiva dessa planta herbácea. É nelas que se encontram as maiores quantidades de cálcio, ferro, sódio, potássio e vitaminas A, B e C. Grandes e volumosas, as folhas podem ser consumidas refogadas ou em omeletes e bolinhos 


Plantio: ano todo em áreas acima de 800 metros de altitude e de clima frio
Solo: leve, com boa drenagem
Temperatura ideal: na faixa de 10 a 20 graus
Colheita: de 70 a 100 dias após o início do plantio
Área mínima: pequenos canteiros e caixotes 

Época - A beterraba pode ser semeada o ano todo em áreas com altitude acima de 800 metros. De 400 a 800 metros, o cultivo é indicado entre os meses de fevereiro e junho. Abaixo de 400 metros, o melhor período para a plantação é de abril a junho. A semeadura pode se tornar mais difícil nos meses quentes e chuvosos. Um dos motivos é a falta de cultivar resistente à principal doença foliar, a mancha da folha.

Local - Para a semeadura, mantenha espaçamento entre as linhas de 20 a 30 centímetros; no transplante ou após o raleio, a recomendação é manter de dez a 15 centímetros entre plantas. Para facilitar o cultivo inicial, o indicado é adquirir sementes descortiçadas. Elas já passaram por um processo mecânico de quebra do glomérulo - sementes comerciais que possuem de três a quatro sementes botânicas em seu interior. Há várias opções disponíveis no mercado.

Semeadura - De um a dois centímetros é a profundidade ideal para semear beterraba. A semeadura pode ser realizada em bandejas específicas, que são vendidas no varejo, ou diretamente no local definitivo. Após 20 dias, o transplante para o campo já pode ser feito. Outra opção é utilizar canteiros (sem alvenaria) com um a 1,2 metro de largura e de 20 a 30 centímetros de altura; entre um canteiro e outro, deve-se deixar um espaço de 40 a 50 centímetros. Neste caso, as mudas estarão prontas para o transplante depois de 20 a 30 dias após a semeadura. Para fortalecer a planta, faça o raleamento quando ela atingir cinco centímetros de altura.
Colheita - O tempo para iniciar a colheita varia de acordo com a opção do plantio. No sistema de semeadura direta, a beterraba pode ser colhida de 60 a 70 dias após o cultivo. Para mudas transplantadas, leva de 90 a 100 dias para começar a apanhar a hortaliça. Quando atingirem de seis a oito centímetros de diâmetro, as raízes estão no ponto de colheita.

2 comentários:

  1. adoro esse site .parabens...

    ResponderEliminar
  2. gosto muito de beterraba mas na minha horta nem por isso se dá, eu gostaria de saber o por quê

    ResponderEliminar