sábado, 7 de abril de 2012

Bróculos



Planta anual de caule curto e erecto culminando numa inflorescência de cor verde acinzentada com folhas laterais que a tapam. Folhas alongadas e onduladas, de limbo de cor verde-escura com uma nervura central de cor branca. A parte útil é a inflorescência formada por um agrupamento de floretes verdes acinzentadas.

Condições recomendadas para o cultivo:

Luz: Não é muito exigente.

Temperatura: Entre 5º C e 30º C, sendo a temperatura ideal entre 10ºC e 25ºC.
Semear:
Clima Frio: Março a Setembro
Clima quente: Agosto a Fevereiro

Solo: Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de ervas daninhas.

Recomendações para a plantação:



Distância entre plantas 40 cm.
Distância entre linhas ou sulcos 70 cm.
Se cultivada em vaso deixar necessita de uma largura mínima de 20 cm, comprimento 20 cm e altura 20 cm.

Rega: Planta pouco exigente quanto a necessidade de água. A rega deve ser pouco frequente. Se for cultivada em vaso é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência, sobretudo no Verão.

Adubação: Aconselhamos a utilização de um composto orgânico.

Colheita: O seu estado de colheita óptimo é quando a folha está bem formada e compacta; se amadurecer em excesso, a couve amolece, com tendência a espigar. Para colher, corte com a faca pelo tronco na base da couve.

Valor nutritivo: Proporciona maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que é pouco energética, embora constitua um alimento rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A.






Sem comentários:

Enviar um comentário