sexta-feira, 20 de abril de 2012

O alho



Como o alho é um dos produtos mais caros, resolvi pesquisar um pouco para descobrir como se plantam os alhos. Aproveito a ocasião para aqui recordar que o alho é uma planta bolbosa da família das liliáceas.

É muito importante escolher bem a semente para obter um bom resultado, aconselhamos a que use as suas sementes se as tiver ou as compre num bom estabelecimento. 
 

Qual a(s) melhor(es) época(s) para plantar alho?


São duas: a Primavera e o Outono. Os dentes produzidos na Primavera são mais pequenos mas conservam-se mais tempo. O alho branco ou roxo de Outono em contrapartida, tem muito melhor rendimento.

O alho gosta de uma terra leve, não demasiado rica e um pouco calcária. As terras arenosas ficam-lhe muito bem! Por outro lado, não suporta a humidade, pelo que deverá ter o cuidado de lhe proporcionar uma boa drenagem. Pode acrescentar estrume mas nunca fresco! 

Como plantar:

Enterre os dentes a cerca de 4cm de profundidade  
Deixe entre dentes um espaço de 15cm
As filas devem ter pelo menos 25cm de distância entre elas


A colheita:

Plante quando plantar, o alho demorará cerca de 8 a 9 meses a estar maduro, e poderá aperceber-se disso quando as folhas começarem a murchar. Uma vez retirados da terra, deixe-os secar ao sol e depois limpe-os cuidadosamente. 

   
Conservação:

Pode fazer, com ajuda de fios de ráfia, réstias ou pode simplesmente atar em conjuntos de várias cabeças. A temperaturas entre os 12 e os 15ºc o alho conserva-se sem mais exigências durante vários meses.








Sem comentários:

Enviar um comentário