segunda-feira, 2 de abril de 2012

Princípios da agricultura biológica

Antes de começar a dar algumas dicas sobre a agricultura biológica, preciso de expor aqui os seu princípios:

  • O princípio da saúde: a Agricultura Biológica deverá manter e melhorar a qualidade dos solos, assim como a saúde das plantas, dos animais, dos seres humanos e do planeta como organismo uno e indivisível .
  • O princípio da ecologia: a Agricultura Biológica deverá se basear nos sistemas ecológicos vivos e seus ciclos, trabalhando com eles, imitando-os e contribuindo para a sua sustentabilidade.
  • O princípio da justiça: a Agricultura Biológica deverá se basear em relações justas no que diz respeito ao ambiente comum e às oportunidades de vida.
  • O princípio da precaução:a Agricultura Biológica deverá ser gerida de uma forma cautelosa e responsável de modo a proteger o ambiente, a saúde e o bem-estar das gerações atuais e daquelas que hão de vir.
Aqui poderão encontrar mais alguns detalhes sobre estes princípios.

 ---------------

Para todos os que procuram informação sobre este método de produção agrícola, recomendo o livro As Bases da Agricultura Biológica , editado pela EDIBIO, e coordenado pelo Eng. Jorge Ferreira. Este é um manual indispensável para todos os que se pretendem iniciar nesta área.

Na Fnac podem encontrar outros títulos bastante interessantes, sobre agricultura Biológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário