quarta-feira, 23 de maio de 2012

Adubos caseiros

Todos queremos ter plantas bonitas e saudáveis, aqui ficam algumas sugestões de como podemos ajudar as nossas plantas a terem os nutrientes que precisam para crescerem bonitas e saudáveis. 

A nossa horta precisa muito de todos os nutrientes que possamos arranjar, pois o local onde agora se encontra já foi uma zona onde estiveram eucaliptos, os quais retiraram praticamente todos os nutrientes da terra, deixando-a muito pobre.

Na cozinha no quintal na horta são os locais onde podes encontrar os materiais necessários para fazer estes adubos caseiros.

Estes adubos são seguros, baratos muito fáceis de fazer e de fácil aplicação em todas as plantas.
Podem ser usados na horta,no jardim, em plantas de interior...


Casca de ovo ( pó)

Da próxima vez que usares ovos não deites as cascas fora, os ovos fornecem uma fonte rica em cálcio e potássio. Dão um fantástico adubo caseiro.
Fazer adubo das cascas dos ovos é muito simples basta secar as cascas vazias, esmaga-las até fazer pó ( com o pilão).Depois é só aplicar o pó no substrato,ou na terra em volta da planta.
A media é de 5 cascas de ovo por cada planta. Terás grande benefícios ao usares este adubo caseiro.

Casca de ovo (liquido)

Ferver 20 cascas de ovos em 3 litros de água durante alguns minutos,deixa as cascas em infusão por 8 horas. Deixa arrefecer, retira as casas dos ovos, guarda no frigorífico. Podes aplicar em doses adequadas a cada planta pelo menos 1 vez por semana.




Cinza
as cinzas vegetais são ricas em cálcio, magnésio e fosforo e outros elementos que podem ter influencia no desenvolvimento das plantas.
Podem ser deixadas em camadas finas sobre o solo.









Banana

A casca da banana é uma fonte de fosforo e potássio.
Cortamos a casca de banana aos pedaços bem pequenos e juntamos ao solo perto das plantas.
❀Tritura a casca de banana no liquidificador juntamente com 1 litro de água ( para 5 cascas de banana 1 litro água)
❀Também podes secar a casca da banana usando um secador de fruta solar ou secando ao sol, depois de seca tritura e juntar água.( para cada litro usar 7 a 8 cascas de banana).




Café

É uma grande fonte de nutrientes. zinco, ferro e potássio,enxofre, magnésio entre outros.

❀1 parte de café para 4 partes de água usar 1 vez por semana.










Chorume de urtiga

❀1kg de urtigas
❀10 litros água de preferência da chuva, de nascente ou poço.

Juntar as urtigas á água deixar macerar durante 4 a 5 dias ir mexendo de vez em quando, destapar o recipiente durante o dia para apanhar sol e tapar durante a noite. quando estiver a formar uma espuma branca está pronto.
coar ( os restos podem ser usados no composto) e guardar em local escuro.

Aplicação:
❀1l de chorume para 10L água ( estimulante foliar)
❀2L de chorume para 10L água ( estimulante solo e raízes)




Consólida-maior (Symphytum officinale L)
Conhecida pela erva milagrosa, tem diversas propriedades e usos inumeráveis, vale a pena ter esta planta na horta ou no jardim. Também usada como adubo verde, as suas raízes profundas permitem trazer os nutrientes e minerais para as suas folhas não se encontrando disponíveis em outras plantas, também é conhecida por ser a única planta que contém a vitamina B12.

Poder ser usada como adubo verde corta as folhas e deixa-las no terreno.
poder usada como adubo liquido, enche um balde com metade de folhas de Consólida e enche de água, deixa assim por 3 semanas paras as folhas apodrecerem .Usa uma mistura de 50/50.
Rega com esta mistura junto ás raízes.

1 comentário:

  1. Manuel Faustino,lote 118 de julho de 2012 às 12:12

    Obrigado pela publicação de mais fotos sobre a Consolda-Maior, desta forma já identifiquei a planta, irei ficar atento para ver se a localizo
    no habitá natural.

    ResponderEliminar