quinta-feira, 10 de maio de 2012

As joaninhas

A bicharada está a cair em força na nossa horta. Já encontrei um grilo, um escaravelho, burrinhas de São João (tecnicamente são besouros) e joaninhas (que para mal dos meus pecados para além de se mexer muito enfiou-se no meio da rama das cenouras e não fui capaz de fotografar. Isso é o que faz usar o telemóvel em vez de uma máquina fotográfica. Comunidade: se fizerem uma vaquinha para eu comprar uma máquina fotográfica decente..... esqueçam. A minha mulher está a intimidar-me neste momento. Má ideia. Vergonha!).
Entretanto comecei a investigar e leiam só  o que descobri: As joaninhas são um complemento para as nossas hortas. Para além de cuidarem das plantas eliminam pragas. Durante a sua vida podem comer cerca de 5000 pulgões. Para além dos mais variados insectos, o pólen também faz parte da sua alimentação. Sentem-se particularmente atraídas por lirios e tulipas, mas gostam também de erva doce, cenouras, coentros, entre outras. Se uma joaninha anda pela vossa horta isso significa que pode ter feito ninho nalguma planta, portanto nada de batota: abaixo os insecticidas. No outono os adultos juntam-se e hibernam dentro de buracos ou fendas de troncos e detritos vegetais. Podem ser encontradas centenas.

Joaninhas
Larva da Joaninha



Ovos de Joaninha
Abrigo para Joaninhas

















Existem mais umas coisinhas inerentes à Joaninha. Se ela poisar no seu dedo você tem direito a um desejo (boa!!!! a partir de agora vou andar de dedo esticado na horta e pensar apenas em máquina fotográfica digital !). A direcção em que ela voar será de onde virá a sua sorte (às tantas é na direcção de alguma uma loja.).
Em inglês a Joaninha chama-se beetle of our lady, besouro de Nossa Senhora. Esta "distinção" foi dada na idade média quando agricultores crentes pediram a Nossa Senhora para lhes salvarem as colheitas. As joaninhas apareceram e eliminaram as pragas que dificultavam a vida aos fiéis.

1 comentário:

  1. Lindo! adorei...agora vou procurar joaninhas em meu jardim! aqui em Maceió, Nordeste do Brasil.
    um abraço!

    ResponderEliminar