sábado, 27 de outubro de 2012

Batata

As batatas necessitam de bastante espaço, pelo que, se não dispuser de uma horta ampla, plante uma pequena porção, de forma a ter batatas novas para seu consumo enquanto o preço delas se mantiver elevado. Para obter uma saca de batatas (25 kg), deve plantar 3 kg de batata de semente em linhas que totalizarão cerca de 14 m. A produção depende em parte da variedade de batata plantada e das condições climáticas.

Preparação do terreno
batatas-uso-domesticoLavre uma porção de terreno nos finais do Outono e faça algumas outras lavouras posteriores para esmiuçar o terreno.
Na última lavoura, que deverá ser feita com alguma antecedência em relação à plantação, e se o solo for leve, enterre dois baldes de estrume e adubo apropriado por cada metro quadrado. Se o solo for duro, enterre estrume, palha, adubo, térrico e areia.
Quando os rebentos novos começarem a despontar, espalhe com um sacho um pouco mais de terra sobre eles. Quando começarem a aparecer os tufos de folhas e se recear que ainda venha a cair geada, cubra-os com palha seca.


Cuidados com as pequenas plantas
Quando as plantas atingem uma altura aproximada de 25 cm, cave a terra entre as linhas e espalhe sobre essa área um adubo para uso geral nas porções recomendadas pelo fabricante. Com um sacho, revolva a terra solta misturada com o adubo e faça com ela a «amontoa», que consiste em formar um murete sobre as linhas. O murete deve medir cerca de 15 cm de altura, com 12,5 cm de largura no topo e 20em na base.
Uma semana mais tarde, acrescente mais terra ao murete até aumentar cerca de 2,5 cm. Três semanas depois, estancio as plantas já com pelo menos 30 cm de altura, eleve o murete cerca de 2,5 cm.


Apanha da batata
Só se deve apanhar a quantidade de batatas novas necessárias ao consumo em cada ocasião, pois crescem rapidamente e chegam a duplicar o peso em duas semanas. Por alturas do mês de Junho, retire com os dedos um pouco de terra do murete e verifique se as batatas já estão de bom tamanho para serem colhidas. Apanhe a porção de batatas de que necessita e deixe as restantes na terra. Se possível, consuma as batatas logo a seguir à apanha e ponha a secar as que não se destinem a utilização imediata.
Antes da apanha final, corte a rama das batateiras; utilize um sacho para cavar, enterrando-o fundo e a alguma distância das plantas para não correr o risco de cortar ou ferir as batatas.


Doenças
Batata com ataque de sarna
As doenças mais vulgares são o míldio e a sarna, que se combatem com pesticidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário