domingo, 10 de março de 2013

Espinafres

Reconhecido como uma das hortaliças mais nutritivas, é indicado para pessoas anémicas e também ajuda a controlar a pressão arterial

Esta é uma hortaliça é rica em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silício.Por conta de todas essas propriedades, é indicado para pessoas com anemia e desnutrição, além de ajudar no combate à pressão arterial alta e cálculos renais.

A hortaliça é fácil de plantar, pois não exige muito espaço. Uma opção para locais com pequena área disponível é o uso de caixas com altura de 20 a 25 centímetros.

O cultivo da hortaliça é simples, já que não é das mais exigentes; é também rústica, com boa resistência a pragas e doenças

O espinafre também é rústico e tem resistência a muitas pragas e doenças. Contudo, fungos e insectos são seus maiores inimigos. Eles comem as folhas ou sugam a planta. Deixar a horta sempre limpa ajuda a evitar a presença dos invasores.

O espinafre pode ser consumido em saladas, sopas, suflês, omeletes e no recheio de tortas, massas e quiches. O melhor é utilizar as hortaliças com folhas verdes uniformes, sem sinais de estarem murchas e pontos escuros. Como tem durabilidade baixa, o espinafre precisa ser conservado no refrigerador, onde se mantém por no máximo cinco dias.

Plantio: o ano todo
Solo: leve e fértil, com textura média
Temperatura: de 18 a 23 graus
Colheita: de 60 a 80 dias após o plantio
Produção: de 4 a 6 maços por metro quadrado


Cultivo - Pode ser feito por meio de sementes plantadas directamente no solo ou em sementeiras, para depois serem transplantadas para o canteiro. A hortaliça gosta de solos leves, de textura média, férteis e adubados a partir da análise de fertilidade.

Preparo - Em um vaso é possível cultivar a planta, mas em canteiros de cinco a dez metros quadrados há melhor aproveitamento para diversificar com cebolinha, salsa, couve, alface e cenoura.

Semear - Para acelerar a germinação, deixe as sementes imersas em água por 24 horas antes de serem plantadas. No plantio directo, coloque de duas a três sementes por cova, com profundidade de um a dois centímetros. O espaçamento entre covas pode mudar de acordo com a época do cultivo e variedade cultivada, entre outros factores.

Sem comentários:

Enviar um comentário