quarta-feira, 13 de março de 2013

Horta biológica - dicas


Solução de tabaco Dois punhados de folhas secas (200g) ou de pontas de cigarros, fervidos 15 a 20 minutos em 2 litros de água; acrescentar sabão, misturar e deixar arrefecer antes de filtrar; diluir com 5 litros de água e aplicar uma vez por semana. Eficaz contra a broca das hastes do milho, lagartas, afídeos, moscas e gorgulhos, assim como contra carrapatos nos animais.


Pimenta-malagueta Picar uma chávena de pimenta-malagueta (cuidado para não esfregar os olhos), acrescente 2 litros de água, deixar de molho na água por dois ou três dias ou ferva por 15 minutos; acrescentar sabão em pó ou lascas de sabão, misturar e filtrar. Aplicar uma vez por semana durante a estação seca. Durante a estação húmida, aplique três vezes por semana. Eficaz contra as lagartas, os afídeos e as formigas.


Piretro Secar meio quilo de flores recém abertas, esmigalhe as flores secas, ferver 15 a 20 minutos em 2 litros de água. Acrescentar sabão, misturar e filtrar antes de usar. Eficaz contra os afídeos, as moscas brancas e as cochonilhas.



Mamão Juntar 1 kg de folhas de mamoeiro, duas colheres de chá de querosene e deixar de molho em 10 litros de água por três horas. Filtrar e salpicar as plantas. Eficaz contra várias pragas.


Cinzas de madeira e de debulho de arroz Juntar as cinzas de debulho de arroz ou madeira queimada (eucalipto e cipreste são as mais eficazes). Salpicar as cinza ao redor das plantas jovens. Continuar a salpicar cinzas novas por duas ou três semanas até que as plantas estejam bem estabelecidas. Outra alternativa é fazer uma vala com 8 a 10 cm de largura ao redor do canteiro inteiro e enchê-la com cinzas. Eficaz contra roscas, caracóis, lesmas e mariposas-do-nabo.

Sem comentários:

Enviar um comentário